Um ano depois de tomar posse, o prefeito Eduardo Paes diz que ainda tem de enfrentar seu principais desafio, o do transporte público.
O primeiro passo foi dado. No último ato de seu primeiro ano de governo, Paes deflagrou o processo de licitação das primeiras linhas de ônibus da cidade, uma das 83 promessas que fez durante a campanha eleitoral, listadas pelo jornal O GLOBO, e que são mantidas por ele em sua mesa de trabalho. Das 83 promessas, divididas em 13 temas, 15 foram cumpridas total, parcialmente ou com modificações. Em andamento (com projetos, licitações ou em fase de execução) estão 52 compromissos (12 deles alterados). Há 16 promessas ainda não cumpridas.
O edital de concorrência para a escolha da empresa que terá a concessão de 16 linhas que interligam bairros da Zona Oeste e a região com o Centro e a Zona Norte acaba de ser publicado. Os trajetos eram operados pela Viação Oriental, que não corrigiu problemas apontados no serviço por ela prestado e, desde setembro, estão sob a responsabilidade temporária de um pool de empresas.
A licitação, que consolida a cassação da permissão da Oriental, vem acompanhada de outras mudanças no setor de transportes. O edital determina que o futuro concessionário opere com ônibus articulados nas linhas para o Centro. Ele terá ainda a obrigação, de forma pioneira, de implantar o sistema de GPS acoplado às catracas de todos os 280 veículos, que deverão transportar cerca de 50 mil passageiros por dia.
O prazo de concessão das 16 linhas é de cinco anos, prorrogáveis uma única vez por mais cinco. Os interessados terão de oferecer um lance mínimo de R$ 7 milhões à prefeitura. Os próximos passos, adianta Sansão, serão licitar cerca de 30 outras linhas das viações Ocidental e Feital, também operadas pelo pool desde setembro.
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