sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Detran apreende mais oito ônibus irregulares em Manaus

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) aprendeu na manhã de quarta-feira (26) mais oito ônibus do transporte coletivo de Manaus em situação irregular e reteve outros três. Desta vez, o alvo da fiscalização foram as garagens das empresas Tema e Eucatur, ambas na zona Leste de Manaus.

De acordo com a diretora-presidente do Detran-AM, Mônica Melo, entre as irregularidades verificadas nos ônibus apreendidos estão placas frias, lacres violados, pneus carecas, veículos sem placa, extintores de incêndio vencidos e placa clonada.
A diretora informou que a retenção dos outros três veículos ocorreu porque alguns motoristas estavam dirigindo sem a carteira de habilitação

Empresas de ônibus são notificadas pelo município

Empresas deverão apresentar cronograma para regularização do serviço.A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) da Prefeitura de Aracaju emitiu nesta quarta-feira, 26, uma série de notificações destinadas às empresas permissionárias do transporte coletivo que estão cometendo faltas graves e prejudicando sensivelmente o usuário em decorrência do descumprimento da ordem de serviço que estabelece as regras a serem seguidas.

O documento determina a apresentação, em 48 horas, de um cronograma para a regularização do serviço.A empresas devem informar à SMTT em quanto tempo pretendem cumprir algumas exigências, a exemplo da renovação da frota, conservação dos ônibus e quitação das obrigações administrativas.

Devem ainda fixar a idade máxima permitida para os veículos em circulação.
Mesmo com a atuação da equipe de fiscalização da diretoria de transporte público, que já apreendeu este ano 43 ônibus, algumas empresas continuam desconsiderando as determinações constantes na Ordem de Serviço, o que caracteriza falta grave na execução dos serviços de transporte de passageiros.

A SMTT vai aguardar o pronunciamento das empresas em questão até o prazo estipulado na notificação. Caso não se manifestem, serão tomadas as medidas legais, como estabelece as disposições normativas do artigo 40 do Regulamento do Transporte Coletivo por ônibus do Município de Aracaju - decreto nº 388/2005.

Marcopolo decide fechar fábrica de Portugal

A Marcopolo, maior fabricante brasileira de carrocerias para ônibus, confirmou ontem o fechamento de sua fábrica em Portugal, a primeira subsidiária do grupo inaugurada no exterior, em 1990. Com o encerramento das atividades, o mercado europeu poderá ser abastecido pelas unidades brasileiras.

leia mais SOBRE A CRISE NA MARCOPOLO
http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2009/08/25/marcopolo+decide+fechar+fabrica+de+portugal+8082977.html

Ônibus intermunicipais serão equipados com câmeras de segurança

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) informou nesta quarta-feira (26) que todos os ônibus da frota intermunicipal do estado do Rio serão equipados com três câmeras. A medida tem como objetivo garantir maior segurança aos passageiros, além de facilitar a monitoração dos veículos pelo órgão. Os ônibus terão que se adequar à nova regra até março de 2010.

De acordo com o Detro, as câmeras serão instaladas nas partes interna e externa dos ônibus e vão transmitir as imagens para um sistema interligado às empresas de ônibus, ao Detro e à Secretaria estadual de Segurança.

domingo, 23 de agosto de 2009

Empresa do Qatar colocou 325 ônibus em fila em busca de recorde

Em busca de mais um recorde mundial bizarro, a companhia de transporte público Mowasalat, do Qatar, colocou em fila 325 ônibus da empresa em uma estrada de Doha, segundo noticiou a agência AP nesta sexta-feira.

Durante o tempo de rodagem, cada veículo deveria manter uma distância entre 10 m e 15 m do outro. No total, os ônibus cobriram 5 km da rodovia.

O recorde anterior havia sido estabelecido na Alemanha, quando 119 ônibus participaram de uma iniciativa similar.

B1 a linha da notícia.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Câmara de SP aprova projeto de lei que restringe circulação de fretados


A Câmara Municipal de São Paulo aprovou definitivamente nesta quarta-feira (19), por 39 a 13, sem abstenções, o projeto de lei que cria regras para a circulação de ônibus fretados na cidade.

O texto aprovado em votação nominal foi novamente redigido pelos vereadores em uma semana e substituiu a proposta original enviada pelo prefeito Gilberto Kassab. Uma única emenda, do vereador Jamil Murad, foi rejeitada por 29 a 17.

A nova redação introduziu concessões pontuais à circulação de fretados: a lei estabelece a criação, no prazo de 30 dias, de uma comissão consultiva com participação de três representantes das empresas de fretamento e três representantes dos usuários.

Também foi criada a possibilidade de licenciamento anual para empresas que prestam serviço rotineiro de fretamento em determinada rota.


Novos pontos


Embora não mencione claramente a possibilidade de tráfego dos fretados pela Avenida Faria Lima, o novo texto abre a possibilidade de criação de novas rotas individualizadas dentro da área máxima de restrição, sob controle estrito do governo.

"Originariamente, todo itinerário tinha que ter ponto licenciado. Agora, a secretaria poderá licenciar esse ponto. É muito similar ao que aconteceu na Berrini. A secretaria vai poder criar pontos exclusivos para o fretamento", disse o líder do governo na Câmara, José Police Neto (PSDB).


Mas ele descartou que tenha havido flexibilização das regras originais.
A lei prevê o aumento do número de áreas de embarque e desembarque em algumas áreas da cidade. Foram criadas também regras para os ônibus de transporte eventual, como os fretamentos para turistas.

O projeto de lei aprovado prevê a aplicação de multa de R$ 2,5 mil para punir a atividade irregular de fretamento. O projeto de lei substituirá a portaria 59 que prevê restrições aos fretados, em vigor desde o dia 27 de julho de 2009. Atividade irregular de fretamento é destacada no projeto de lei enviado à Câmara como qualquer atividade realizada em desconformidade com a lei proposta pelo Executivo.

Multa
O texto mantém a multa de R$ 3,4 mil sobre os clandestinos, que trafegam sem autorização ou com documentos vencidos. Essa multa já era prevista pela portaria 58. O texto original do projeto de lei praticamente repete o texto da portaria 58 e, apesar do substitutivo construído em uma semana foi pouco alterado pelos vereadores.


A lei de mudança do clima aprovada em julho previa que a Prefeitura de São Paulo teria prazo até quarta-feira para enviar à Câmara um projeto específico sobre a circulação dos fretados.A portaria que restringe a circulação de fretados é alvo de contestações na Justiça apresentadas pelos donos das empresas de ônibus fretados.


A primeira semana após a entrada em vigor da portaria foi marcada por protestos. Diante das críticas, a Prefeitura fez concessões pontuais.

SPTrans suspende transmissão de conteúdo da Globo em ônibus

A São Paulo Transporte (SPTrans) suspendeu nesta terça-feira, 18, a transmissão de conteúdo pela Rede Globo em cerca de 300 ônibus da capital paulista. Em fase de teste, segundo a Prefeitura, a programação parou de ser transmitida nas TVs dos veículos porque a empresa responsável, a Bus Mídia, não teria enviado o material para avaliação com antecedência.

A avaliação do conteúdo a ser transmitido está prevista no contrato entre as empresas de mídia em ônibus - Bus Mídia, TVO e BusTV- com a SPTrans. O material deve ser enviado todas as segundas-feiras para que possa ser veiculado a partir da semana seguinte. Segundo a SPTrans, isso permite "verificar se o conteúdo é adequado" para ser transmitido e "não tem conotação ofensiva" aos passageiros.

O Ministério Público (MP) Estadual também informou que vai investigar essa parceria. A Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social enviou nesta terça um ofício para saber se a transmissão da programação apenas da Rede Globo nos coletivos é legal e se ouve algum tipo de licitação para que fosse feita.

O conteúdo, formado por capítulos de novelas e outros programas, além de material jornalístico, começou a ser transmitido na segunda-feira, segundo o MP. De acordo com a SPTrans, a Bus Mídia possui contrato para veiculação televisiva com a empresa Viação Itaim Paulista. A Rede Globo informou que só mantém vínculo com a Bus Mídia, para quem o material da emissora é licenciado, e que por isso não tem nada a declarar sobre o assunto. A Bus Mídia não retornou o contato do estadao.com.br até a publicação desta matéria.

Fora de horário de rush, ônibus leva 40min da Zona Sul ao Centro

Durante esta semana o G1 testou os caminhos de São Paulo, usando diferentes meios de transporte. Na segunda (17), a reportagem usou carros,na terça, a missão é encarar o transporte coletivo.

Vale apenas acessar o link e conferir a reportagem
http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1271839-17396,00-FORA+DE+HORARIO+DE+RUSH+ONIBUS+LEVA+MIN+DA+ZONA+SUL+AO+CENTRO.html

Santo André suspende pesquisa de satisfação com usuários de ônibus

Anunciada em junho pelo prefeito Aidan Ravin (PTB) e pelo secretário de Obras e Serviços Públicos, Alberto Rodrigues Casalinho, a pesquisa de satisfação com os usuários dos ônibus municipais em Santo André, que apontaria possíveis deficiências do modelo, está suspensa e sem prazo para ser realizada.

A intenção da administração era identificar, a partir da opinião dos passageiros, quais os principais problemas do transporte público no município, que transporta cerca de 171 mil passageiros por dia.Com a suspensão do estudo, as mudanças para o melhor funcionamento dos coletivos podem não ser promovidas com a brevidade que o serviço necessita.

Segundo a Prefeitura, a elaboração da pesquisa de satisfação não foi descartada, mas "a questão ainda está sendo estudada" e "não há previsão de data para sua realização".Durante o mês de junho, a reportagem do Diário percorreu a cidade de ônibus e constatou que o serviço é bem prestado, mas apresenta deficiências.

Entre os principais problemas estão a falta de padrão dos pontos de parada e a superlotação de algumas linhas, sobretudo das que fazem a ligação bairro-Centro chegando ou partindo do Terminal de Vila Luzita.

domingo, 16 de agosto de 2009

Ônibus em SP tem 205 queixas por dia

O serviço de ônibus municipal recebeu 205 queixas por dia de passageiros descontentes com o transporte coletivo oferecido na capital nos primeiros cinco meses deste ano.

De janeiro a maio, a São Paulo Transporte (SPTrans), empresa que gerencia o sistema, recebeu 30.964 reclamações.

A Prefeitura afirma que o número é pequeno e disse que a média do ano passado foi de 230 por dia.

Segundo relatório da SPTrans a que o JT teve acesso, as queixas mais frequentes neste ano e em 2008 foram: intervalo excessivo da linha (20%), motorista que não atende o sinal de embarque e desembarque (18%), conduta inadequada do operador (9%), conduzir o veículo com direção perigosa (9%) e tratar usuário com falta de urbanidade e destrato (6%).

Enquanto isso o Kassab quer tirar os fretados,eeee são paulo.
Ps:Essa reportagem é do jornal Estado de Sp.estou com problema não to conseguindo por link no blog

sábado, 15 de agosto de 2009

Ônibus rodam com documentação atrasada entre Grande Florianópolis e Sul do Estado

Ônibus da empresa Paulotur com linhas no Sul de Palhoça, Garopaba e Paulo Lopes, em Santa Catarina, estão com a documentação atrasada, sem o pagamento do seguro obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat) e com multas.

No dia 5 de agosto, a reportagem do jornal Hora de Santa Catarina flagrou quatro ônibus com a documentação irregular circulando pela Avenida Ivo Silveira, em Florianópolis. Os veículos tinham como itinerários as localidades de Enseada do Brito, Albardão, Pinheira e Gamboa, entre a Grande Florianópolis e o LItoral Sul do Estado.
Os débitos de cada veículo variam de R$ 1,6 mil a R$ 2,5 mil. Os veículos que rodam com documentação irregular têm placa final dois, três e cinco. Os ônibus com placas finais nove e zero, que ainda não venceram, estão em dia. A Paulotur tem a concessão de nove linhas intermunicipais rodoviárias.
O presidente do Departamento de Transportes e Terminais do Estado (Deter), Altamir José Paes, disse que o órgão tem conhecimento dos fatos. — Foi aberto um processo administrativo que está na fase final. Estamos cientes das irregularidades que já foram comprovadas pelo nosso serviço de fiscalização.
A empresa pode até perder as linhas que são de sua responsabilidade. Repasse do pedágio é legal Desde o dia 1º de agosto, a Paulotur começou a repassar R$ 0,10 em cada passagem referente ao custo do pedágio. Cada ônibus paga R$ 2,40 de pedágio por trajeto.
— Ninguém avisou nada e eles só foram cobrando. Além do aumento da passagem (+6,5%), nós somos obrigados a pagar o pedágio, aguentar a lotação, a falta de horário e outras irregularidades — desabafou a funcionária pública Kely de Souza, 27 anos.
Segundo o presidente do Deter, Altamir José Paes, o repasse do pedágio é legal. Em dezembro de 2008, o Deter baixou uma resolução que permite o repasse pela empresa. O cálculo da cobrança foi feito pela média de 22 passageiros por ônibus.
"Estamos regularizando por etapas" O gerente financeiro da Paulotur, Angelo Goulart, disse que a empresa paga um seguro extra para dar mais segurança aos seus passageiros. Ele afirmou que a empresa vai regularizar a documentação dos ônibus.
— Estamos regularizando a documentação por etapas.
Sobre o processo no Deter, isso é uma coisa comum que acontece com todas as empresas — afirmou.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Linhas fretados sofrem alterações em SP

Duas linhas de ônibus especiais criadas para atender passageiros de fretados na capital paulista sofreram alterações.A Secretaria dos Transportes diz que ajustes são para melhorar o trânsito.Mudanças são no ponto de embarque e desembarque e no itinerário.

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1263941-5605,00-LINHAS+DE+ONIBUS+FRETADOS+SOFREM+ALTERACOES+EM+SP.html

sábado, 8 de agosto de 2009

Prefeitura do Rio não sabe o n° de linha q opera na cidade

A Prefeitura do Rio de Janeiro não sabe quantas linhas de ônibus operam na cidade. A afirmação foi feita na última sexta-feira pelo prefeito Eduardo Paes, que também admitiu desconhecer o total de passageiros transportados nos coletivos da capital. Segundo Paes, a falta de informações foi responsável pelo atraso do lançamento do Bilhete Único, que só vai sair do papel em 2010.

Leia a reportagem completa no site do terra(http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3912816-EI8139,00-Prefeitura+do+Rio+desconhece+n+de+linhas+de+onibus+da+cidade.html)

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Veja como o brasileiro sofre com a falta de transporte coletivo.

Trabalhadores da noite têm poucas opções para se locomover .Em Salvador, apenas 13 ônibus circulam pela cidade.

>>Leia a reportagem completa http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1251135-5598,00-VEJA+COMO+O+BRASILEIRO+SOFRE+COM+A+FALTA+DE+TRANSPORTE+COLETIVO+DE+MADRUGAD.html

Boa reportagem do G1
vale apena ler....

Rio recebe frota de ônibus mais modernos

O Rio de Janeiro recebeu uma nova frota de ônibus mais moderna na última quarta-feira. Os novos veículos farão o transporte dos passageiros em rotas entre o Centro, as Zonas Oeste e Sul da cidade. Os 40 coletivos tem Rede Wi-FI, GPS, aviso sonoro informando os pontos de parada, Tv a bordo e câmeras de segurança interna e externa.

Os ônibus farão trajetos do Aeroporto Santos Dumont ao Aeroporto Galeão, do Leblon ao Castelo e do Aeroporto Galeão ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. As passagens custam entre R$ 4 e R$ 7.

A solenidade de entrega da nova frota terá a participação do prefeito Eduardo Paes, do secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, e o presidente da Fetranspor, Lélis Teixeira. O evento acontece na manhã desta quarta-feira no Aterro do Flamengo, na Zona Sul da cidade.

Novos ônibus da Metrobus começam a circular

Estão circulação os cinco novos ônibus entregues ontem pela Metrobus. Os veículos custaram R$ 2,2 milhões. Até o final do ano outros 40 serão adquiridos.

De acordo com o presidente Francisco Gedda, o objetivo é dar comodidade e conforto aos mais de 180 mil usuários do Eixo Anhanguera. Hoje a frota é composta por 110 veículos com média de dez anos de uso.

Zona Oeste do Rio de Janeiro pode ganhar novos terminais de ônibus

O Sindicato das Empresas de Ônibus do Município do Rio de Janeiro (Rio Ônibus) vai entregar para o prefeito Eduardo Paes, na segunda quinzena deste mês, um projeto feito por uma empresa paulista que pretende resolver o problema de transporte da Zona Oeste da cidade.

>>Leia a reportagem completa http://www.sidneyrezende.com

12 novos ônibus em Aracuju

Aracaju ganhou 12 novos ônibus que irão integrar a frota do transporte público da capital.Os novos ônibus possuem elevadores para facilitar o acesso de cadeirantes e assentos preferenciais com cores diferenciadas.

Eles substituirão veículos que fazem a linha Circular Indústria e Comércio II. O percurso passa pelo centro comercial, pelos bairros São José e Santos Dumont, pelas avenidas Maranhão e Rio Branco e por shopping centers, hospitais e dois terminais de integração - DIA e Maracaju.

O compromisso com a renovação da frota de ônibus de Aracaju foi reafirmado pelo prefeito há duas semanas, quando ele reuniu empresários do setor para cobrar as melhorias previstas na carta compromisso entregue à Prefeitura no início deste ano. Até o início de outubro, a previsão é que 111 novos ônibus sejam entregues. O investimento total chega a R$ 30 milhões.apital.