sábado, 15 de agosto de 2009

Ônibus rodam com documentação atrasada entre Grande Florianópolis e Sul do Estado

Ônibus da empresa Paulotur com linhas no Sul de Palhoça, Garopaba e Paulo Lopes, em Santa Catarina, estão com a documentação atrasada, sem o pagamento do seguro obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat) e com multas.

No dia 5 de agosto, a reportagem do jornal Hora de Santa Catarina flagrou quatro ônibus com a documentação irregular circulando pela Avenida Ivo Silveira, em Florianópolis. Os veículos tinham como itinerários as localidades de Enseada do Brito, Albardão, Pinheira e Gamboa, entre a Grande Florianópolis e o LItoral Sul do Estado.
Os débitos de cada veículo variam de R$ 1,6 mil a R$ 2,5 mil. Os veículos que rodam com documentação irregular têm placa final dois, três e cinco. Os ônibus com placas finais nove e zero, que ainda não venceram, estão em dia. A Paulotur tem a concessão de nove linhas intermunicipais rodoviárias.
O presidente do Departamento de Transportes e Terminais do Estado (Deter), Altamir José Paes, disse que o órgão tem conhecimento dos fatos. — Foi aberto um processo administrativo que está na fase final. Estamos cientes das irregularidades que já foram comprovadas pelo nosso serviço de fiscalização.
A empresa pode até perder as linhas que são de sua responsabilidade. Repasse do pedágio é legal Desde o dia 1º de agosto, a Paulotur começou a repassar R$ 0,10 em cada passagem referente ao custo do pedágio. Cada ônibus paga R$ 2,40 de pedágio por trajeto.
— Ninguém avisou nada e eles só foram cobrando. Além do aumento da passagem (+6,5%), nós somos obrigados a pagar o pedágio, aguentar a lotação, a falta de horário e outras irregularidades — desabafou a funcionária pública Kely de Souza, 27 anos.
Segundo o presidente do Deter, Altamir José Paes, o repasse do pedágio é legal. Em dezembro de 2008, o Deter baixou uma resolução que permite o repasse pela empresa. O cálculo da cobrança foi feito pela média de 22 passageiros por ônibus.
"Estamos regularizando por etapas" O gerente financeiro da Paulotur, Angelo Goulart, disse que a empresa paga um seguro extra para dar mais segurança aos seus passageiros. Ele afirmou que a empresa vai regularizar a documentação dos ônibus.
— Estamos regularizando a documentação por etapas.
Sobre o processo no Deter, isso é uma coisa comum que acontece com todas as empresas — afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário