sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009


Esse clik ja esta em nosso arquivos faz tempo,
acreditem este guereiro ainda roda aqui na região
Participe da BBN
Add nosso msn

Bem ja falei para vc aqui da STU,olha a foto do terminal urnaba em sorocaba.
O primeiro onibus da foto o to cantinho é um
Busscar Urbanuss 2008
Mercedes Bens OF 1722
O carro no centro da foto é um dos meus preferidos,
Caio Apache s21
Volksbus 17.2100d

STU mantém 20 ônibus novos parados há cerca de um mês

Sorocaba recebeu vinte novos ônibus há pelo menos um mês, no entanto, estão parados desde que chegaram à cidade, na garagem da empresa Sistema de Transporte Urbano (STU). Os veículos seriam do modelo Apache S22, com motor dianteiro e três portas, sendo uma com elevador para deficientes. O assunto já é alvo de discussões em comunidades da internet. Num site de relacionamentos, internautas questionam a data, linhas e - tendo em vista a idade da frota de ônibus do município - os modelos em circulação a serem substituídos. A frota ultrapassa a idade permitida em contrato, que é de no máximo cinco anos.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Urbes - Trânsito e Transporte para obter informações a respeito dos novos ônibus, data que começarão a circular, bairros a serem atendidos, porém, não recebeu respostas.

Outras questões dizem respeito ao número de veículos renovados até então, pelas duas empresas; sobre os ônibus à gás, se pretendem manter, ampliar a frota; se os microônibus também serão ampliados; e quanto aos serviços de manutenção, com número de ônibus que quebram e são substituídos em pleno trajeto, e quais as linhas em que esses problemas são as mais frequentes.
A equipe da BBN vai até a garagem da STU ainda esta semana para tentar tira outra fotos dos novos apache s22 que vão sigular em sorocaba.

Empresa de ônibus na região de Ribeirão Preto

Começaram a rodar em Ribeirão Preto 5 ônibus novos da Viação São Bento, todos adaptados com elevador para cadeirantes. No interior do veículo tem um espaço reservado para a cadeira de rodas. Segundo a empresa, o investimento foi de 1,5 milhões de reais e a empresa é a primeira da região a colocar na frota veículos especiais.

Os novos carros vão atender às cidades de Barrinha, Batatais,Serrana e Sertãozinho nas linhas intermunicipais. “Esse é o inicio de uma renovação da frota”,afirma o diretor executivo José Félix Alê.

Os carros são equipados com ar condicionado e plataforma elevatoria para pessoas portadoras de necessidades especiais, além de identificados com o Simbolo Internacional de Acesso.Segundo o Decreto Federal 5.296/2004, todos os ônibus que rodam no Brasil terão que ser adaptados à acessibilidade até 2014. “Por isso já começamos a renovar a frota com esses carros. É uma forma de dar mais conforto e respeito ao passageiro que utiliza o transporte entre as cidades vizinhas à Ribeirão”, ressalta o diretor.

Félix informa ainda que todos os motoristas que vão trabalhar com os novos ônibus foram treinados para operar a plataforma elevatória de maneira correta e segura e acha que agora as pessoas que dependem de cadeira de rodas vão viajar mais .

com informações do jornal AHORA

Ônibus escolar ajuda a retomada da Iveco

As encomendas do governo federal e do estado do Paraná de cerca de 2 mil ônibus escolares contribuíram para mudar os planos da Iveco Latin America. A montadora decidiu antecipar o início da produção na fábrica de Sete Lagoas (MG) para a primeira semana do próximo mês. O plano anterior da empresa, segundo o diretor de vendas e marketing da montadora no Brasil, Alcides Cavalcanti, era estender as férias coletivas dos funcionários até a segunda semana de março.

Além disso, segundo o executivo, o bom desempenho de vendas de caminhões na primeira quinzena de fevereiro também influenciou esta antecipação do retorno de produção.

Em janeiro, a Iveco concedeu duas semanas de férias coletivas aos funcionários da unidade e em fevereiro mais duas semanas. "O mercado reagiu bem. Com a isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sentimos que ocorreu uma antecipação de compras. As grandes empresas já estão realizando cotações para aproveitar essa redução do imposto", disse Cavalcanti. O IPI deve voltar a vigorar até o dia 31 de março.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Mascarello tem o melhor desempenho no País

Em 2008, a Mascarello, encarroçadora de ônibus do Paraná, foi a montadora nacional com o maior crescimento individual no mercado doméstico, de acordo com a Fabus, entidade que congrega os fabricantes de carroçarias no país.
-
O estudo comparou a produção e vendas das oito maiores empresas do segmento.Nos doze meses do ano passado, a fabricante – localizada na cidade de Cascavel - produziu 1523 carrocerias, o que conferiu um crescimento de 32,43% no período, quando comparado com 2007.
-
Tal desempenho fez a empresa avançar para 18,72% na participação de mercado.Para Jair Luiz Bez, diretor industrial, a empresa segue em crescimento acelerado. “A Mascarello mostra que mesmo em tempos de crise tivemos um crescimento jamais visto na indústria de ônibus do país, provando que com uma administração séria temos tudo para continuar crescendo em 2009, gerando mais negócios e empregos.”

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Transporte coletivo de Cuiabá ganha 19 novos ônibus

Foi entregue na manhã de ontem (13) pelo prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, em solenidade no monumento "Ulisses Guimarães", 19 novos ônibus, que permitirá que haja mais carros atendendo às linhas que apresentam grande circulação de passageiros nos horários de pico, diminuindo o tempo de espera e as superlotações.
-
Nos últimos anos, o transporte coletivo teve um avanço considerável em Cuiabá, a começar pela renovação da frota de ônibus, inclusive com ar condicionado, bancos ergométricos, assentos para portadores de deficiência, gestantes e idosos. Isso coloca Cuiabá entre as capitais como uma das mais novas frotas do Brasil, com idade média de 3,8 anos.
-
Todos os 19 carros são adaptados com o sistema de elevador para portadores de necessidades especiais, com capacidade para 65 passageiros, sendo 34 sentados e 31 em pé. "Isso é dignidade, respeito, é gestão moderna, que não discrimina ninguém" disse o prefeito de Cuiabá Wilson Santos, na solenidade de entrega que contou com a presença de varias autoridades, entre elas o secretário de Trânsito e Transportes, Edivá Alves, e o prefeito de Cáceres Túlio Fontes.

Autor: Raquel Ferreira

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Sistema público vai receber 400 ônibus novos

Até o fim desta semana, cerca de cem ônibus novos começarão a circular em todo a cidade dos 400 que estão previstos para a renovação da forta,segundo afimrou, hoje, o secretário de Transportes, Alberto Fraga, acrescentando que os veículos já estão no pátio das empresas Viplan e Planeta e substituirão outros ônibus que possuem idade maior da permitida para circulação.
-
Conforme informações do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros e das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros, a Viplan comprou 40 veículos e a Planeta 56. Segundo o sindicato, a inauguração só depende do aval da DFTrans.
-
O secretário afirma que o evento oontará com a presença do governador José Roberto Arruda.Fraga antecipa, ainda, que se reunirá amanhã com os donos das empresas de ônibus para negociar a compra de mais 300 veículos, para a substituição de outros mais antigos. “Primeiro preciso saber se os empresários têm condições de comprar.
-
Não posso impor nada”, afirma. Segundo o secretário, até o momento, os ônibus novos colocados em circulação desde o ano passado apenas somaram com os veículos existentes. “A partir de agora vamos substituir em vez de somar”, explica.
-
De acordo com Fraga, 75% da frota da Viplan possui idade maior do que a permitida, de sete anos. “Não seria possível retirar todos os veículos mais velhos de uma vez, pois o problema se agravaria sem eles.” A respeito da frota mais antiga, o secretário de Transportes esclarece que a vistoria é realizada constantemente, para evitar o risco de acidentes e demais problemas. Segundo o DFTrans, a vistoria é feita a cada dois meses nos veículos mais velhos.

Expansão Marcopolo inaugura fábrica na Índia em meio à crise

A brasileira Marcopolo inicia este mês a produção em série em sua segunda fábrica na Índia em parceria com a indiana Tata.Será a maior fábrica de ônibus do mundo, com capacidade produtiva de 25 mil unidades ao ano, informa a empresa. O projeto consumiu US$ 120 milhões e cada marca assumiu metade dos gastos.
-
Na próxima semana, a empresa deve concluir a contratação de 300 funcionários. Eles vão se juntar aos 370 que já estão na unidade - que opera em fase experimental desde novembro. Entre esses, há 53 brasileiros. Em março e abril, o quadro será ampliado novamente, até atingir mil pessoas. Quando atingir sua capacidade produtiva total, o que deve ocorrer em 2013, a fábrica vai empregar 4 mil trabalhadores e terá receita de US$ 400 milhões.
-
O início oficial das operações da nova fábrica ocorre num momento de desaceleração das atividades industriais em todo o mundo. No Brasil, a Marcopolo mantém 1,8 mil dos 7,6 mil trabalhadores da fábrica de Caxias do Sul (RS) em férias coletivas. ?Faremos de tudo para não demitir pessoal?, diz o diretor de operações internacionais da Marcopolo, Ruben Bisi.
-
Segundo Bisi, o mercado indiano ficará com a maior parte da produção da nova fábrica, mas algumas unidades serão exportadas para países como Argélia e Bangladesh. O mercado local consome cerca de 50 mil ônibus por ano e a Tata detém metade das vendas. A nova fábrica, a 11ª da Marcopolo, está instalada na cidade de Dharwad e vai priorizar a produção de ônibus de pequeno porte, parecidos aos micro-ônibus brasileiros. A outra unidade, em Lucknow, é dedicada aos veículos de grande porte.

Segurança Empresa de ônibus que não adotar limitador de velocidade será multada

É lei a desde a última quinta-feira (5): Todo veículo rodoviário do transporte público da capital do país é obrigado a utilizar um aparelho limitador de velocidade. A medida foi sancionada pelo governador José Roberto Arruda e publicada, hoje, no Diário Oficial do Distrito Federal. As empresas têm o prazo de um ano para a implementação do equipamento.
-
Após esse período, os veículos flagrados fora da lei estarão sujeitos a serem penalizados com multa de R$ 5 mil por veículo irregular.Arruda comentou com indignação o acidente do ônibus da viação Planeta, ocorrido quarta-feira (4), no viaduto próximo ao balão do aeroporto, e cobrou mais rigor dos fiscais.
-
“No caso específico do acidente de ônibus o que eu quero saber é: se o motorista já era reincidente em falhas no trânsito, porque ele ainda estava dirigindo? Segundo: há que se abrir um inquérito policial para esclarecer a perda de uma vida. Terceiro: com mais de 1.100 ônibus novos, por que ainda estava rodando um ônibus velho? Isso é inadmissível! Temos que ser mais rigorosos.
-
Determinei à Secretaria de transporte que também haja com rigor. Temos que jogar duro com essas empresas”, advertiu.Arruda lembrou que no tempo das vans piratas, a média era de um acidente por semana. “Graças a Deus isso diminuiu muito. Mas não é o nível que exigimos”, sentenciou.
-
Limitador de velocidadeA Lei 4.308, de autoria do deputado Reguffe, estabelece que o limitador de velocidade deve estar regulado para o limite máximo da via pela qual o veículo for trafegar. O texto deixa claro que responsabilidade da adequação é totalmente das empresas. Além disso, avisa: o custo não poderá ser repassado ao valor cobrado pelas passagens.“Vários países da Europa já adotam esse sistema.
-
Se a velocidade máxima da via é 80kh/h, o limitador não permitirá que o motorista passe disso. Essa medida é um avanço para o Distrito Federal e será um exemplo para o Brasil”, defende Reguffe.

Mercedes Para produção de ônibus e caminhões no ABC

A Mercedes-Benz anunciou ontem férias coletivas para todos os trabalhadores das linhas de produção de caminhões e ônibus de São Bernardo do Campo. A medida atinge 7.000 funcionários, dos quais quase 2.000 tinham férias vencidas e param por um período mais extenso do que os outros. A montadora diz que a medida é necessária para ajustar a fabricação à demanda pelos veículos. Os empregados interrompem a produção no dia 23 e retornam em 4 de março. É a segunda vez desde o fim de 2008 que a Mercedes-Benz para a unidade. Entre 15 de dezembro e 4 de janeiro, a empresa havia concedido férias.
-
A montadora tem três unidades no Brasil. Também haverá férias coletivas em Juiz de Fora (MG) entre os dias 23 e 6 de março -a indústria havia parado em dezembro durante 30 dias. Em Campinas, cidade que concentra os serviços de pós-venda da montadora, não haverá interrupção do trabalho, de acordo com a Mercedes-Benz.
-
A montadora afirma que não há outras medidas, como demissões e reduções de salário, em estudo. Segundo a empresa, a medida é suficiente para adequar o volume de produção.
-
De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o acordo visa evitar demissões, como ocorreu na Volkswagen, na Scania e na Ford -também no ABC. Integrante da comissão de fábrica na Mercedes e diretor do sindicato dos metalúrgicos, Walter de Souza Filho disse que o acordo foi fechado anteontem à noite. "Sentimos dentro da fábrica que o acordo era necessário", afirmou.
-
O mercado de caminhões e ônibus registrou queda de 26,68% em janeiro em relação a dezembro. Na comparação com o mesmo mês de 2008, as vendas caíram 18,8%, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
-
No segmento de veículos, apenas as vendas de automóveis cresceram em janeiro contra dezembro, com alta de 5,11%, impulsionadas pela queda no IPI. O setor de caminhões teve declínio de 24,45%, enquanto o segmento de ônibus passou por retração de 35,33%.
-
Perdigão A Perdigão também anunciou férias coletivas ontem. Serão 1.520 trabalhadores da unidade de produção de aves e ração em Dourados (220 km de Campo Grande, MS).
-
Desde o início do mês, é a terceira unidade da empresa em que essa medida é adotada. Outras duas plantas de aves da Perdigão, no Rio Grande do Sul, totalizando 2.900 funcionários, tiveram a produção interrompida para "adequar a produção à demanda".
-
A assessoria de imprensa da Perdigão descreveu a medida como "parada técnica" destinada a reduzir estoques. Em dezembro, a Abef (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos) citou os efeitos da crise global para justificar a revisão de sua estimativa de exportações para 2008: 3,6 milhões a 3,7 milhões de toneladas -as estimativas anteriores eram de 4 milhões de toneladas.

Mascarello Empresa cresce e decide construir terceira fábrica

Estimulada pelo crescimento de 32,4% na produção alcançada em 2008 e por um lote de 670 ônibus escolares em lote recentemente arrematado junto ao governo do Paraná, a mais novata encarroçadora do País, a Mascarello Carrocerias e Ônibus, prepara a construção da terceira fábrica em Cascavel, no oeste paranaense.
-
"Mesmo em tempos de crise é possível crescer. E temos tudo para continuar a expansão em 2009", disse à Gazeta Mercantil Jair Bez, diretor industrial da Mascarello, que tem hoje duas fábricas, uma destinada à montagem das carrocerias, outra especializada em fabricação de peças que compõem a carroceria.
-
Só o lote de 670 ônibus corresponde a 43% de tudo que a Mascarello produziu em 2008. "O mercado de minis e micros já vinha crescendo em nosso mix e, com o pedido do governo do Paraná, decidimos abrir uma terceira fábrica especializada para esse tipo de veiculo."Com produção de 1.523 carrocerias ano passado, a Mascarello foi a que mais cresceu entre as associadas da Fabus, a associação que reúne os encarroçadores de ônibus.
-
"Vamos produzir no mínimo duas mil carrocerias neste ano", diz Bez para acrescentar. "Nossa previsão é perfeitamente factível uma vez que, além de pedidos em carteira, temos as encomendas dos ônibus escolares, que ainda poderá ser ampliada".Ao contrário de demissões, a Mascarello está recrutando pessoal. "No final do ano admitimos 75 pessoas e completamos mil funcionários no quadro.
-
Durante o primeiro semestre vamos ter de recrutar mais 280 profissionais". A Mascarello desistiu de participar da licitação do programa Caminho da Escola, do governo federal, que resultou na encomenda de 6,6 mil ônibus (arrematados pela Marcopolo e Caio (2,2 mil unidades cada uma) e Iveco e Volkswagen (1,1 mil para cada).
-
"A competição de preço foi muito acirrada e preferimos não fazer ofertas", disse Bez para arrematar. "Estamos crescendo passo a passo, com consistência, mas sem atropelos".Fundada em 2003, em cinco anos de existência a encarroçadora paranaense já produziu 5.181 carrocerias entre rodoviárias, urbanas, micros e mini para os mercados interno e externo.

Marcopolo Paradiso 1200 circulará no Oriente Médio

A linha de produção da Marcopolo, encarroçadora brasileira de ônibus, concluiu a primeira unidade - de um pedido inicial de dez - do modelo rodoviário Paradiso 1200, desenvolvido especialmente para ser utilizado no transporte de ministros de países do Oriente Médio.
-
De acordo com a empresa de Caxias do Sul (RS), o veículo, construído sobre a plataforma Mercedes-Benz O500RS, foi embarcado no final de janeiro com destino a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
-
O Paradiso 1200 tem acabamento diferente dos modelos utilizados para o transporte rodoviário normal e equipamentos que ampliam o conforto e, principalmente, o luxo - item comum às empresas daquela região do mundo.Com detalhes em metal dourado, o ônibus possui características que permitem reuniões durante os deslocamentos.
-
A configuração inclui 20 poltronas em couro nas laterais, em formato de salão, com materiais nas cores champanhe e ouro.Para manter um clima suportável durante às viagens sob o sol forte, a fabricante intensificou o isolamento térmico que, de acordo com a empresa, minimiza a absorção do calor, e instalou um sistema de ar-condicionado diferenciado para refrigerar todo o interior do veículo.