terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Ônibus intermunicipais terão reajuste a partir de março

A partir da 0 hora do dia 6 de março, as tarifas das linhas intermunicipais de ônibus sofrerão reajuste de 4,22%. Os usuários têm até o dia 5 para comprar passagens com os valores atuais. Segundo a Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), o aumento ficou abaixo dos 4,31% do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O reajuste vale para as linhas intermunicipais do Estado de São Paulo, exceto as que operam dentro das regiões metropolitanas. Segundo nota enviada pela Artesp, "os reajustes representam a recomposição dos custos operacionais das empresas que atuam no setor, e levam em conta as variações de preço de diversos itens (custos administrativos, autopeças, pneus etc.)". Segundo números da Artesp, os salários da categoria foram reajustados em 7%, as recapagens de pneus subiram 8,5%, pneus novos tiveram aumento de 4,09%, a carroceria dos ônibus suburbanos aumentou 9,42% e os chassis dos ônibus rodoviários, 4,55%.

A agência também afirma que mais de 228 veículos novos foram incluídos na frota do transporte intermunicipal do Estado de São Paulo no ano de 2009. Do total de acidentes ocorridos em 2009 na malha rodoviária estadual, em apenas 1% deles se envolveram ônibus do sistema intermunicipal do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário