sexta-feira, 5 de junho de 2009

Durante a Copa ônibus podem circular com óleo vegetal

Foi apresentada nesta semana uma proposta de alternativa auto-sustentável para a Copa 2014, no Senado Federal ,para utilização de combústivel nos ônibus que circularão nas 12 capitais escolhidas como sedes dos jogos.

A utilização do óleo vegetal in natura como forma de combustível dos ônibus urbanos nas 12 capitais brasileiras foi uma ideia apresentada por um senador matogrossense durante reunião promovida pela Comissão Permanente sobre Mudanças Climáticas, que discutiu o Projeto com a presença do ministro dos Esportes, Orlando Silva, com a finalidade de que o Brasil adote práticas sustentáveis durante a realização da Copa do Mundo de 2014.

O óleo vegetal in natura como combustível deve substituir o óleo diesel, que é altamente poluente por emitir CO², enxofre e partículas finas. Ao contrário do diesel, o óleo vegetal é uma matriz energética limpa que, se utilizado como combustível no transporte coletivo, virá a ser uma maneira viável de reverter o quadro de poluição dos grandes centros urbanos.

Além da utilização do óleo vegetal in natura para diminuir a poluição, ainda está previsto no Projeto Copa Limpa a utilziação da energia solar nos estádios em que os jogos serão realizados. Essa proposra está sendo estudada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

informação do portal circuitomt

Nenhum comentário:

Postar um comentário