terça-feira, 30 de junho de 2009

EMTU apresenta amanhã ônibus movido a hidrogênio

Amanhã, em São Bernardo, será apresentado a representantes do governo federal, estadual e do Grande ABC o primeiro ônibus movido a hidrogênio da América Latina. O evento será na sede da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), que coordena o projeto de implantação do veículo. O ônibus vai servir o corredor de trólebus, que faz a ligação entre os terminais Jabaquara e São Mateus, na Capital, passando por Diadema, São Bernardo, Santo André e Mauá.

As células de combustível do motor do veículo produzem energia a partir do hidrogênio e do oxigênio da atmosfera. Pelo escapamento, em vez de fumaça com monóxido de carbono e outras substâncias poluentes, sairá apenas vapor de água.

O projeto, realizado pela EMTU em parceria com o Ministério de Minas e Energia, é encabeçado por oito empresas: Ballard, Hydrogenics (ambas do Canadá), EPRI (EUA), Nucellsys (Alemanha) e as brasileiras Petrobras Distribuidora, Marcopolo, Tuttitransporti e AES Eletropaulo. O investimento, bancado por financiadores nacionais e internacionais, foi de US$ 16 milhões

Nenhum comentário:

Postar um comentário