domingo, 29 de março de 2009

Induscar arremata ativos da marca Caio

Recentemente, a Induscar Indústria e Comércio de Carrocerrias, encarroçadora de ônibus do Grupo Ruas, oficializou a aquisição da Caio, Companhia Americana Industrial de Ônibus. Por meio de leilão, a empresa arrematou por R$ 48 milhões a marca e toda a sua infraestrutura - prédio administrativo e o parque fabril - localizada em Botucatu (SP), os quais a fabricante utilizava desde 2001 como locatária, época em que foi decretada a falência da Caio.

Maurício Cunha, Diretor industrial da Induscar, relata que desde 2001 um forte trabalho de divulgação, fortalecimento da marca e produção, vinha sendo realizado em conjunto com a Caio e a aquisição já estava nos planos.


“O caminho normal para nós seria a consolidação da compra, e trabalhamos firmes para que este objetivo fosse concretizado. Trata-se de uma grande vitória para o Grupo.”, revela o diretor.


Segundo suas informações os recursos destinados para a aquisição não incluem as dívidas da antiga empresa. Praticamente a rotina de trabalhos não será alterada. A empresa continuará a produzir 40 carrocerias por dia, sob a responsabilidade de 2.700 funcionários e 300 colaboradores diretos e indiretos.


Somente em 2008, de sua linha de montagem saíram 7.964 unidades, entre modelos urbanos (como o último lançamento Apache Vip) , rodoviários, mini-ônibus e escolares, absorvidos pelo mercado brasileiro e da América Latina.


Rotina não se alterará


“Só é uma variável a menos, nós não temos nada a ver com a massa falida da marca da extinta Caio, agora tudo o que nós usamos para o nosso negócio é de nossa propriedade. Então o que temos neste momento é apenas a consolidação final da empresa”, salienta o executivo.


A única mudança imediata que ocorrerá, segundo Cunha, será a extinção do pagamento do aluguel da marca Caio e dos prédios que custava entre R$ 190 a R$ 200 mil mensais aos cofres da Induscar.


Mesmo sem afirmar mudanças significativas nos negócios, Cunha prevê que o futuro da companhia será a ampliação da qualidade e evolução dos produtos, investimentos nos recursos humanos e atualização de seus modelos a serem lançados posteriormente.

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