sábado, 21 de março de 2009

Sorocaba terá ônibus para Brasília até final do ano

Sorocaba terá uma linha de ônibus interestadual ligando a cidade até Brasília, capital federal. O novo trajeto é uma das 63 novas linhas que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) irá abrir em todo o País. A decisão de criar esse novo trecho foi amparada por pesquisa de demanda realizada pela ANTT e faz parte do Projeto da Rede Nacional de Transporte Rodoviário Interestadual de Passageiros, também conhecido como ProPass Brasil.

Uma licitação para escolher a empresa que irá operar nessa linha será feita até o final do ano. Segundo dados publicados pela ANTT nesse estudo, as ligações novas consideradas são aquelas provenientes de diagnóstico realizadas pela Agência identificando ligações entre aglomerados urbanos com mais de 500 mil habitantes e entre capitais que ainda não são atendidas por ligação direta no sistema atual e, também ligações novas constantes dos Planos de Outorgas Individuais incorporados no ProPass Brasil.

O trecho Brasília-Sorocaba, com 975 quilômetros de extensão, segundo dados da ANTT, foi o único considerado viável pelo estudo de viabilidade econômico-financeira da Agência que avaliou, ao todo, 12 possibilidades de novas linhas entre Sorocaba e as seguintes cidades: Salvador, Uberlândia, Campo Grande, Porto Alegre, Florianópolis, Aracaju, Cuiabá, Feira de Santana, Juiz de Fora e Palmas.

Conforme o projeto neste estudo, buscou-se utilizar, sempre que possível a demanda de passageiros cadastrada no Sistema de Controle dos Dados dos Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros (Sisdap), da ANTT, para o ano de 2006.

Conforme informações passadas ontem pela assessoria de imprensa da Agência, o edital com todas regras para a escolha da empresa que operará no trecho e detalhes de como funcionará a linha está em elaboração. A expectativa é que ele fique pronto até junho e o leilão aconteça no mês seguinte, de forma que o novo trecho já passaria a funcionar neste ano.
Mais conforto

Nenhum comentário:

Postar um comentário