quinta-feira, 19 de março de 2009

O futebol utilizado como estratégia para publicidade

Tendo como premissas a máxima popular que afirma que “futebol é paixão” e a utilização da abrangência social do esporte como estratégia de marketing para valorizar a marca no mercado interno, a Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de anunciar um contrato com 11 clubes tradicionais do Brasil.

Denominada Seleção Volksbus, a ação visa o fornecimento de um chassi rodoviário VW 18.320 EOT para transportar os jogadores do Corinthians, São Paulo, Santos, Flamengo, Vasco, Internacional,Grêmio,Sport, Náutico, Atlético Paranaense e Goiás.

O aumento do PIB (Produto Interno Bruto) do esporte - que cresce 10% ao ano, movimentando aproximadamente R$ 30 bilhões anualmente, bem acima do PIB brasileiro que aumenta na faixa de 4% - e a facilidade com que o futebol se insere em todas as camadas da população foram as molas propulsoras para a realização do negócio.

“Futebol é paixão. Cerca de 82% da população do País torce para algum time. Trata-se de um esporte que atinge todas as classes sociais. Por isso, é muito interessante a nossa integração com esse esporte mundial”, salienta Roberto Cortes, Presidente da VWCO, que por questões contratuais não revelou os valores investidos na ação.

A empresa, que patrocina a camisa do Resende Futebol Clube, do Rio de Janeiro, (time da cidade onde está instalada a fábrica), decidiu ampliar sua participação no esporte após o sucesso da parceria com o Corinthians, iniciada em 2007. Os times usarão os ônibus por meio de um contrato de comodato com duração de dois anos.

Ao gosto do clienteTodos os ônibus ganharam pinturas personalizadas com as características dos clubes. Dos dez participantes do projeto Seleção Volksbus, cinco clubes - Corinthians, Santos, Flamengo, Vasco da Gama e Internacional – proporcionaram aos torcedores a opção de escolherem a pintura de seu time do coração por meio do hot site www.vwcofutebol.com.br, no qual votavam em uma das três opções disponíveis.

De acordo com a montadora, durante 17 dias foram registrados mais de 103 mil votos. Os torcedores do Internacional foram os mais presentes na votação, totalizando 33.174 votos para o clube gaúcho.

Internamente, a configuração de alguns ônibus contam com espaços para reuniões da comissão técnica com estrutura de áudio e vídeo independentes, macas ou poltronas especiais para atendimento a jogadores contundidos, mesas para jogos e armários para a utilização da equipe médica. O acabamento interno foi feito acompanhando as cores dos clubes, inclusive nas poltronas de couro.

Vale destacar que a parceria não se estende às encarroçadoras. A VWCO foi quem escolheu e adquiriu carrocerias das marcas Irizar, Comil, Busscar, Marcopolo e Induscar para repassá-las aos clubes.”Não fizemos aliança com nenhuma fabricante de carrocerias. Nós adquirimos as mesmas e agregamos aos nossos chassis. Portanto, podemos considerar que os veículos são Volkswagen”, declara Ricardo Barion, Gerente de Marketing da montadora.

Minas de fora

Dentre os estados brasileiros com tradição no futebol nacional, apenas Minas Gerais não participou da estratégia. Tudo por causa de um fator determinante, o Atlético Mineiro e o Cruzeiro – principais clubes de Belo Horizonte – estampam em suas camisas o logotipo de uma marca concorrente da Volkswagen.

O Internacional de Porto Alegre (RS) por pouco não ficou de fora da seleção. A intensa rivalidade entre o clube e o Grêmio fez com a diretoria do time exigisse da montadora a mudança de cor na logomarca, o azul, que predomina no uniforme do rival. “Tivemos uma dificuldade com o Internacional. O presidente determinou a mudança da cor ou não entraria no negócio”, lembra Barion. “Foi necessário uma autorização da matriz para alterar de azul para o preto”, concluiu o gerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário