segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Breda perde concessão de linhas mas diz que vai continuar operando

Agora é oficial. A Breda Transportes e Turismo S/A perdeu a concessão do transporte em linhas intermunicipais na região de sorocaba.

A informação foi divulgada no último dia 23 e publicada na edição de sexta-feira do Diário Oficial do Estado de São Paulo, pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Mas a versão da direção da TCS, informada pelo administrador Baltazar Souza Júnior, é de que a empresa não deixará as linhas porque teria conseguido uma liminar na Justiça.

A Breda faz parte do Grupo Renê Gomes de Souza (RGS), o mesmo proprietário da Transportes Coletivos Sorocaba (TCS). O motivo da revogação das concessões à Breda, segundo a Artesp, ocorreu porque ela prestava serviços insatisfatórios com frequentes quebras de ônibus e consequentes atrasos nas viagens.

Devido à dificuldade em falar com o advogado da empresa, Baltazar deixou de informar detalhes da possível liminar. Porém, disse que com o parcelamento das dívidas a Breda agora teria condições de investir em veículos novos e continuar atuando nas linhas. Também confirmou que na sexta-feira passada dois ônibus que eram utilizados pela Breda foram apreendidos por causa de dívidas com um banco.

Segundo ele, trata-se de dívida de outra empresa, a São Bento de Uberaba, a qual pertenciam os ônibus e que Renê Gomes de Souza, dono da Breda, também teria participação na sociedade. Segundo Baltazar, tal empresa não pertenceria ao grupo RGS.

A Artesp determinou a concessão para empresas substitutas da Breda nas linhas intermunicipais, em caráter emergencial. Serão 180 dias prorrogáveis uma única vez, por igual período. A assessoria de imprensa da Artesp informou que ainda não há data definida para as substituições das empresas.
Às empresas Viação Paraty e Viação Vale do Tietê foram concedidas as linhas Sorocaba-Araçoiaba da Serra, Sorocaba-Salto de Pirapora, Itapetininga-Sarapuí, São Miguel Arcanjo-Itapetininga, Boituva-Sorocaba e Juquiá-Registro. A Viação Cometa ficou com a linha intermunicipal São Miguel Arcanjo-São Paulo.

À Breda Transportes e Serviços (que apesar do nome semelhante àquela com sede em Sorocaba, trata-se de outra empresa com fixada no litoral) foram concedidas as linhas São Miguel Arcanjo-Sorocaba, Sorocaba-Conchas, Sorocaba-Capão Bonito, Sorocaba-Mongaguá, Itapetininga-Pilar do Sul;, Salto de Pirapora-Sarapuí, Sorocaba-Pilar do Sul, Itapetininga-São Miguel Arcanjo, Sorocaba-Laranjal Paulista, São Miguel Arcanjo-Capão Bonito, Itapetininga-Iguape, Sorocaba-Salto de Pirapora, Sorocaba-Jacupiranga, Juquiá-Miracatu, Sete Barras-Juquiá, Sorocaba-Piedade, Sorocaba-Pilar do Sul, Tapiraí-Piedade, Sorocaba-Piedade, Sorocaba-Tapiraí, Itapetininga-Registro e Sorocaba-Ilha Comprida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário