A Prefeitura de Piedade, uma das regiões mais afetadas com a paralisação da empresa pela Artesp, estuda entrar com mandado de segurança para manter o transporte intermunicipal.
Apesar da Artesp ter divulgado uma relação de empresas e as linhas que deveriam assumir desde ontem, o serviço não foi efetivado por resistência do sindicato.
Apesar da Artesp ter divulgado uma relação de empresas e as linhas que deveriam assumir desde ontem, o serviço não foi efetivado por resistência do sindicato.
De acordo com a assessoria de imprensa da Artesp, a entidade sindical não tem poder sobre o transporte intermunicipal, sendo representante de classe, e que estaria sendo intransigente. O presidente do sindicato Paulo João Estausia rebate a crítica e diz que a Artesp divulgou a relação mesmo sabendo que o Sindicato não permitiria, agindo mais uma vez com total irresponsabilidade.
Na reunião ocorrida ontem entre 13h e 15h, o impasse novamente prevaleceu. As empresas indicadas pela Artesp para substituir a Breda Sorocaba, propuseram absorver 210 dos 259 funcionários da permissionária cassada.
Das três, as conveniadas Auto-Ônibus São João e a Viação Piracema ficariam com até cem funcionários, e o restante para chegar a 210 seria assumido pela Breda Serviços.
Diante da não aceitação em abranger todos os funcionários da Breda local, a direção sindical pediu que as três empresas desistam da substituição, a favor da Viação Intersul e Expresso Regional, que teriam assumido, para a entidade representante de classe, a intenção de ficar com toda mão-de-obra da Breda Sorocaba.
Diante da não aceitação em abranger todos os funcionários da Breda local, a direção sindical pediu que as três empresas desistam da substituição, a favor da Viação Intersul e Expresso Regional, que teriam assumido, para a entidade representante de classe, a intenção de ficar com toda mão-de-obra da Breda Sorocaba.
Outra proposta apresentada foi a de que a Artesp permita o retorno da operação da empresa Breda Sorocaba até que o sindicato e as empresas contratadas em caráter emergencial cheguem a um acordo em relação à contratação dos trabalhadores.
Para Paulo Estausia, ou as empresas aceitam contratar 100% da mão-de-obra da Breda Sorocaba, ou elas desistem, deixando então que as duas interessadas na contratação total se apresentem. O sindicalista também credita à Artesp responsabilidade nesse impasse, classificandoa-a como burocrática. Ele também admitiu que o sindicato irá paralisar qualquer empresa que tente trabalhar à revelia, e que ontem motoristas da Rápido Luxo Campinas iniciaram uma paralisação em solidariedade aos trabalhadores da Breda Sorocaba, ao saberem que a Viação Intersul, que é do mesmo grupo, teria encaminhado três ônibus para Sorocaba a fim de atender o esquema montado pela Artesp.
Os trabalhadores e seus familiares não podem ser prejudicados pela má administração da empresa Breda Sorocaba e pela má gestão e inabilidade da Agência Reguladora, ressaltou Estausia.
O empresário Marco Antônio Franco, da São João, e que também representou a Viação Piracema, explicou que o ideal seria haver mais tempo para se fazer um levantamento do quadro funcional da Breda Sorocaba, e saber se não há trabalhador querendo realmente sair.
O representante da Artesp, Paulo Maruji, não se pronunciou diante da imprensa, se limitando a pedir para acionar a assessoria de comunicação.
O representante da Artesp, Paulo Maruji, não se pronunciou diante da imprensa, se limitando a pedir para acionar a assessoria de comunicação.
Maruji não explicou o motivo pelo qual seus fiscais não se apresentaram no primeiro dia da paralisação já com os ônibus que deveriam suprir a demanda de passageiros, independente de haver ou não resistência sindical. De acordo com o administrador da rodoviária, Roberto Hernandez, nenhum ônibus teria aparecido para ao menos tentar atender os passageiros da empresa cassada. Ainda segundo ele, de cada dez ligações, sete são para perguntar sobre as linhas da Breda.
Mandado de segurança
O diretor de Transportes da cidade de Piedade, Antônio Nunes, que também participou da reunião para saber seu desfecho, revelou que o prefeito Geremias Ribeiro Pinto (PT), estuda a possibilidade de entrar com mandado de segurança para garantir o direito dos usuários.
Segundo ele, o fato da Vila Elvio ter linha somente até às 16h, enquanto a Breda possui até ás 21h, está dificultando a vida dos passageiros, sendo que após às 18h a demanda varia de 800 a mil usuários, que estão se adaptando por meio de vans e até de taxis.
Segundo ele, o fato da Vila Elvio ter linha somente até às 16h, enquanto a Breda possui até ás 21h, está dificultando a vida dos passageiros, sendo que após às 18h a demanda varia de 800 a mil usuários, que estão se adaptando por meio de vans e até de taxis.
Nunes comentou sobre uma proposta surgida na reunião, da São João colocar seus ônibus urbanos até a divisa de Votorantim com Piedade, e lá resgatar os passageiros que queiram entrar em Sorocaba e vice-versa. De acordo com ele, isso dependeria do Sindicato permitir. A assessoria de imprensa sindical disse desconhecer tal proposta.
Muita incerteza
Muita incerteza
A divulgação da relação das empresas que ontem assumiriam as linhas rodoviárias da Breda Sorocaba só aumentou a incerteza do passageiro. Apenas um ônibus conseguiu burlar a fiscalização do sindicato e deixar a rodoviária de Ilha Comprida para Sorocaba.
Segundo informações obtidas no guichê da empresa Expresso Regional, nenhum dos cinco ônibus que fariam as linhas para Mongaguá (dois ônibus), Conchas, Laranjal Paulista e Ilha Comprida não puderam sair. De acordo com agenciador da empresa, havia gente querendo comprar passagem para o litoral santista, mas diante do impedimento pelo sindicato, as passagens nem foram vendidas.
Segundo informações obtidas no guichê da empresa Expresso Regional, nenhum dos cinco ônibus que fariam as linhas para Mongaguá (dois ônibus), Conchas, Laranjal Paulista e Ilha Comprida não puderam sair. De acordo com agenciador da empresa, havia gente querendo comprar passagem para o litoral santista, mas diante do impedimento pelo sindicato, as passagens nem foram vendidas.
Apenas um ônibus da Expresso Regional, que deixou a garagem como Especial e nem passou pela rodoviária, conseguiu chegar na Ilha Comprida e de lá retornar com sete passageiros. Pessoas ligadas ao sindicato chegaram a interceptá-lo no trajeto, mas como estava com passageiros, foi permitida a conclusão do trajeto.
Também no dia de ontem houve boato que manifestantes sindicais teriam arremessado uma pedra contra um ônibus de uma das empresas indicadas pela Artesp. Mas o fato não foi confirmado, e nem teria originado boletim de ocorrência.
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