sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Novos ônibus já provocam as primeiras reclamações

A frota de ônibus da Transporte Coletivo Sorocaba (TCS) nem foi completamente substituída e já começam a surgir as primeiras reclamações quanto aos ônibus zero quilômetro das empresas contratadas emergencialmente.

A maioria dos passageiros está satisfeita e elogia, mas há os que reclamam da substituição dos ônibus articulados pelos comuns, o que estaria provocando superlotação.

Também há queixas dos carros com apenas uma porta no meio para para o desembarque, fazendo com que quem fica no fundo nas horas de pico não consiga descer no ponto correto. Já os elogios são para os elevadores para embarcar cadeirantes e o silêncio dos veículos novos ao trafegar.

Prefiro os ônibus velhos, mas articulados, do que os novos, mas pequenos, que ficam muito lotados, disse na tarde de ontem o vendedor Aguinaldo Serafim, 35 anos, que utiliza a linha 42 - Laranjeiras. Ele embarca no bairro Vitória Régia e declarou que não aprova a mudança que reduziu a quantidade de embarque nos ônibus sem que aumentasse o número de veículos nas linhas. A doméstica Selma Oliveira dos Santos Silva, 47 anos, gostou das mudanças, mas chama a atenção para a dificuldade para descer pelo meio quando o ônibus está lotado.


A costureira Alaide Maciel, 48 anos, aprova a mudança, disse que melhorou, mas opina que os ônibus deveriam ter duas portas. A estudante Jéssica Dutra, 18 anos, também é a favor de mais uma porta, mas diz que prefere a nova frota. Já a aposentada, Inês de Souza Nicoleti, 58 anos, só faz elogios às mudanças. A Urbes Trânsito e Transportes foi procurada no final da tarde de ontem para comentar as primeiras reclamações dos passageiros, mas não retornou até o fechamento da reportagem.


Mais novos


Ontem mais 45 novos ônibus da TCS foram substituídos por outros zero quilômetro das empresas Rosa, São João, Reunidas e Jundiá. Eles começaram a atender nas linhas 55 - Rodrigo, 53 - Éden, 46 - Paineiras, 42 - Laranjeiras e no transporte especial. Até o momento foram trocados 93 ônibus dos 183 da frota da TCS.



No dia 17 já haviam sido substituídos 48 dos atuais 93. As demais estão previstas para ocorrer gradativamente, conforme forem feitos os registros dos funcionários nas novas empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário